Desenquadramento MEI: Como melhorar a gestão do seu negócio?

Ainda no contexto do desenquadramento, saiba como melhorar a gestão do seu negócio

Se formalizar como MEI exige um controle efetivo sobre seu negócio. Ainda mais quando ocorre o desenquadramento. Essa situação exige que o empreendedor seja ainda mais cauteloso e minucioso quanto ao controle, que deve ser preciso e registrar o quanto sai, o quanto entra, com o que se gasta, enfim, é necessário ter um controle absoluto do caixa.

Sabemos o quanto esse controle de gestão é difícil e complexo quando se faz manualmente. Ainda corre-se o risco dos erros manuais e o retrabalho para realizar a correção dos mesmos.

Por isso, obter um bom sistema de gestão online é fundamental para o sucesso dessa administração contábil.

Continue a leitura e confira nossas dicas de como escolher um bom ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado em nosso protuguês, para a gestão do seu negócio. Vamos lá?

ERP para gestão não é luxo

Nos dias atuais a tecnologia se sobressai aos trabalhos manuais. Com a gestão de sua empresa, não é diferente o resultado. 

Um bom e eficiente sistema para gestão online automatiza a maioria das suas demandas diárias e contábeis, inclusive. Consequentemente, a melhoria é notada em sua rotina e na entrega final de seus serviços e/ou produtos, dependendo do seu segmento.

Ademais, o ERP tem como objetivo interligar departamentos, processos e operações da sua empresa, facilitando o  trabalho diário e apoiando as decisões estratégicas dos gestores.

Portanto, essa ferramenta auxilia na operação e no planejamento estratégico da empresa, podendo inclusive afetar o desempenho financeiro da empresa.

O fato é que o ERP não é luxo e, sim, uma necessidade para a organização administrativa de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Não é porque uma empresa se enquadra em MEI ou ME, por exemplo, que não necessita desse suporte organizacional.

Pense assim, um software de gestão é um investimento e não um gasto. Você verá o retorno desse investimento assim que implementar na rotina o ERP em sua rotina e, caso você tenha, entre seus colaboradores.

Vantagens do ERP

Conheça a seguir algumas das muitas vantagens em contratar um sistema de gestão online para sua empresa:

  • Otimização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da qualidade dos produtos ou serviços;
  • Redução de erros e retrabalho;
  • Melhor controle de despesas e redução de despesas;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Reduzir atrasos;
  • Melhor controle financeiro;
  • Visão clara e transparente da situação econômica da empresa;
  • Elimine tarefas redundantes;
  • Automação de tarefas diárias de operação.

Além disso, o ERP também é uma forma de implementar a gestão de processos na sua empresa, não importa qual seja o tamanho.

Como escolher o melhor sistema?

Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum a dúvida sobre qual sistema escolher. O que aconselhamos é que você escolha, principalmente, de acordo com o seu perfil e as necessidades da sua empresa.

Para ajudá-lo, preparamos este prático check list do que levar em conta antes de fechar negócio com a empresa de software:

  • Analise as necessidades reais de sua empresa
  • Verifique o custo-benefício do sistema
  • Pesquise sobre o sistema escolhido na internet (reputação, por exemplo)
  • Peça a opinião de outros empreendedores que possuem ERP
  • Verifique se a empresa de suporte oferece um treinamento sobre como implementar o sistema, assim como se oferece suporte
  • Analise a usabilidade do software.

ERP para MEI e ME

O modelo mais recente de ERP é na nuvem, e isso significa que você não precisa instalar programas nas máquinas dos colaboradores.

A nuvem ERP pode ser acessada online. Você pode salvar suas informações na nuvem através do seu nome de login e senha, proporcionando mais segurança e privacidade aos seus dados e de seus clientes.

Temos certeza de que, seguindo essas dicas, a sua gestão terá uma melhoria considerável.

Por fim, vale ressaltar que, para que o MEI possa usufruir de seus benefícios, deve cumprir a lei e acompanhar o fisco.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas próximas dicas, em que trataremos sobre posturas e comportamento de um empresário, antes MEI.
E se você ainda tem dúvidas a serem esclarecidas, clique aqui e entre em contato com nossos consultores. Teremos o maior prazer em atendê-lo.