Não estamos aqui para colocar preços em seus produtos. Mas saiba que uma política flexível de preços pode auxiliar em muito na conquista de novos clientes.

Tenho certeza que já discutiu ou ouviu o seguinte assunto:
“Há uma grande GUERRA FISCAL entre os ESTADOS e cada um TRIBUTA como bem entender. O governo vem trabalhando para tentar eliminar essa guerra, mas ela não acabará tão cedo.”
Esse discurso não é recente e você sabe disso.
Dentre os temos que sofreram alteração recentemente foram com relação às ‘Alíquotas Interestaduais’ e o ‘Diferencial de Alíquota’(DIFAL): foi definido uma única alíquota nas operações com itens importados. Neste sentido, o recolhimento do ICMS está se sendo transferido, gradativamente, ao Estado de consumo do bem.
Pois bem, só com essa pequena alteração temos aqui três políticas de preços diferentes para seu negócio, caso atue em Estados diferentes:
Política n°1: Se seu produto é importado e possui tributação de 18% em seu Estado. Caso resolva abrir frentes de venda a representantes (estabelecimentos) para fora do Estado, precisa reduzir em torno de 14% seu preço de venda, pois ao invés de pagar 18% de ICMS, pagará somente 4%. O mesmo raciocínio equivaleria para um produto que fosse comercializado internamente a 12% ou 7%; mas estes com percentual de redução diferentes. (Estou me restringindo aqui a PREÇOS DE VENDA, não levando em consideração custos com manuseio e logística. Mas sei que levará isso em consideração na sua precificação).
Política n°2: Utilizemos agora um raciocínio inverso. Suponhamos agora que possua grupos de produtos comercializados internamente a 12%, 7%, ou possua redução de Base de cálculo. Caso resolva vender este produto para fora a consumidor final, precisa MAJORAR seu preço, uma vez que pagará uma alíquota final de 18% na operação interestadual (alíquota interestadual + Difal Destino).
Política n°3: Por último, caso este mesmo produto seja vendido para a um consumidor final, a um estado de destino que possua adicional de pobreza, você precisará também majorar seu preço, uma vez que pagará, além dos 18%, um adicional de ICMS que é destinado ao ‘Combate à Pobreza’ daquele Estado.
Agora, compliquemos um pouco mais: se o produto que comercializa é ST e vende para fora do Estado. Muitas empresas simplesmente AUMENTAM o preço do produto, pois agora esta operação será TRIBUTADA (e internamente não era).
Engano seu! Internamente já era tributada. A diferença está no fato de você já ter pago o imposto ANTES. O que está ocorrendo agora é uma NOVA tributação.
O imposto que pagou a seu Estado poderá (aliás, DEVERÁ) ser objeto de restituição. E você precisa contemplar essa restituição na sua nova precificação que fará. (Teremos uma dica específica sobre este item futuramente. Fique ligado em nossos e-mails!).
Perceba que pequenas mudanças causam um “reboliço” no processo interno das empresas. Mas isso é ótimo para quem entende a “lógica do negócio” e usa isso a seu favor. Se adotar políticas de preços flexíveis tornará seus produtos mais competitivos e, algumas vezes, o mais barato daquela região. Isso o faz ganhar mercado e, consequentemente, mais dinheiro!
Agora vou lhe explicar porque grifei algumas palavras em laranja:
Esses são itens que dizemos CHAVES (condições) das regras. E elas são extremamente importantes para automatizar algo que muitas vezes está em ‘nossa cabeça’, feitas manualmente. Sabemos fazer, falar, mas quando vamos explicar para alguém (seja contador ou o programador), não sabemos passar isso de forma clara!
Sendo assim, toda vez que for definir uma política de preços, pense primeiro em seu mercado, seus possíveis consumidores, regiões e desenhe (traduza) essas condições nessas chaves. Se conseguir passar isso de forma mais CLARA, a execução se tornará muito mais simples e os índices de erros eliminados.
“Se a venda ocorrer para indústrias do MS que possuírem regime especial xx, nossos preços serão reduzidos em 20%, pois, para essas empresas, temos uma redução fiscal no imposto Y.”
Sendo assim, meu amigo, MÃOS À OBRA. Inicialmente, pode achar complexo, que dá um pouco de trabalho, mas lhe GARANTO, que será compensador quando ver suas vendas CRESCENDO.
*Somos especialistas no sistema Sankhya, com mais de 12 anos de experiência neste ERP.
*Temos consultores e desenvolvedores experientes para atender qualquer implementação que necessite.
Siga a gente nas redes sociais para mais dicas e informações: