Liberdade pode ser dita de muitos modos: liberdade do querer, do fazer, da autonomia, participação política, direito de ter e ser.
Liberdade é condição daquele que é livre, é capacidade de agir por si mesmo. É, para alguns, sinônimo de autodeterminação, independência, autonomia.
A liberdade é muito mais do que ‘ir e vir’, é a expressão genuína da essência e da felicidade humana.
Liberdade é o que todos os nossos pequenos empreendedores do Brasil precisam. Com mais liberdade se tem mais energia, mais disposição e mais criatividade para tornarem seus negócios grandes também.
Observamos que muitos dos pequenos empreendedores, principalmente os que estão iniciando suas jornadas, são escravos dos seus negócios. Negócios estes que sugam seu tempo, sua energia, sua vitalidade e felicidade de viver: não viajam, não possuem um tempo para a família, não têm tempo para cuidar da saúde e, muito menos, para cuidar da empresa. Trabalham 8, 10, 15 horas por dia apenas apagando incêndios.
Essa não é a função de um verdadeiro empreendedor. Um empreendedor precisa sim ter paixão pelo seu negócio, dispender horas de energia e dedicação em sua empresa. Mas precisa ter em mente que a criatividade e iluminação, os famosos ‘insight´s’, que levarão seu negócio mais longe, vêm nos momentos de paz, nas horas de descanso e lazer com sua família.
Um empreendedor precisa ter em mente que cria um “filho” e não um “cachorro”:
Para um filho, você dedica horas de tempo, amor, sabedoria, transfere todos seus valores e princípios para que, futuramente, ele crie asas e consiga voar sozinho sem você.
Já um cachorro, por mais que se dedique, trabalhe, fique horas sem dormir, jamais viverá sozinho sem a sua presença.
Apagar incêndios é inevitável. Mas para dar ‘asas’ à sua empresa precisa dedicar tempo, amor e sabedoria, criando métodos, processos e leis que farão sua empresa voar cada vez mais longe sem você.
Nós da ELFEM desejamos e trabalhamos, incansavelmente, para que isso torne-se realidade no seu negócio!